Duas coisas distintas, que podem ou não estar presentes no mesmo paciente. Mas o que tem de gente confundindo as bolas não está escrito… Vamos lá:
Bruxismo é o nome dado a atividade de músculos envolvidos na mastigação caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes ou ainda quando o paciente movimenta (empurra) a mandíbula. Pode ocorrer durante o sono ou na vigília. Essa definição foi dada por Lobbezzo e cols em um consenso publicado em 2013 no Jornal of Oral Rehabilitation.
DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Genericamente, o termo se refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação. A propósito, quer saber sobre DTM? Clique aqui => site da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
Diferentes, não? Então não podem ser confundidos!! Principalmente pelos colegas dentistas.
Além disso, entre os tipos de bruxismo, a ideia de que o bruxismo do sono está relacionado com DTM vem sendo colocada em xeque. Um artigo feito pela profa Karen Raphael e colaboradores (pesquisa muito bem desenhada e interessante!!) foi publicado em 2012 e, de lá para cá, essa relação vem sendo cada vez mais contestada.
O bruxismo da vigília parece ter uma associação causal mais forte com a DTM… Assim, esse tipo de bruxismo pode desempenhar um papel no início ou na exacerbação dos quadros dolorosos. Mas nem todo paciente que tem bruxismo da vigília tem DTM e vice-versa.
Ficou claro?? Vamos parar de confundir? 😀 Que bom!!
Agora repitam o mantra #1: bruxismo não é DTM… Bruxismo não é DTM…
E por falar em bruxismo… A agenda do Dia do Bruxismo de 2017 começará esse mês em Maringá! Eu e a Professora Juliana Stuginski Barbosa estaremos na Dental Press no dia 18.06.17 – sábado para discutir e passar todas as novidades sobre o tema!
Gd abç a todos e #vamoquevamo 😉
P.S. – Por enquanto a nossa agenda do DB está assim…
Espetacular explicação👏👏
Concordo plenamente
Parabéns amiga querida e competente profissional que eu admiro muito , Adriana Ortega .
Abraços
Lucia Coutinho
Odontopediatra
CurtirCurtir
Obrigada pela atenção e gentileza de sempre, Lúcia!! Vc sempre gentil! bjs
CurtirCurtir
Maravilhoso!! Abordagem Tb !! Parabéns !!
CurtirCurtir
Obrigada pela gentileza, Cynthia!! Sempre gratificante ter devolutivas como a sua!
Gd abç!! 😉
CurtirCurtir
Otimo artigo e comentarios.
Gostaria de saber como acessar o questionario para diagnostico de DTM e bruxismo que voce usa, e citou no curso em Uberaba.
Abraço e aguardo seu retorno.
CurtirCurtir
Olá Carmen! Obg pela gentileza! Na verdade eu não falei sobre diagnóstico de DTM em Uberaba, falei sobre fatores associados. Para estudar diagnóstico de DTM sugiro o livro da Associação Americana – AAOP . Para o diagnóstico de bruxismo, você pode achar os dados a serem questionados no capítulo de bruxismo do Anuário 2 de Odontopediatria ou no último livro que a Profa Salete lançou. Os questionários que usamos no CEBDOF ainda não estão disponibilizados em publicações pq ainda estamos trabalhando na validação deles.
CurtirCurtir