Será que a associação causal entre estresse e bruxismo do sono (BS) é direta e sempre frequente? É muuuitooooo comum ouvir mães e colegas sempre justificando a presença do BS porque a criança tem ou está com algum foco de estresse: trocou de escola, os pais brigaram, nasceu um irmãozinho, o peixinho morreu e por aí vai… Mas sem dúvidas, é muito fácil achar um foco de ansiedade em qqr pessoa, inclusive em crianças! Procura que acha.
Bem, apesar da associação estar bem descrita na literatura, algumas considerações podem ser feitas. Vamos lá:
1. A associação é causal? Poderíamos encontrar uma justificativa biológica no movimento mandibular durante o sono frente a presença de um fator estressante ou ainda, uma personalidade ansiosa? Não vejo “motivo”… BS pode ser justificado na presença de refluxo ou na diminuição do fluxo de ar, pq nesses casos o movimento mandibular tem função. No caso de ansiedade e estresse não existe função para o movimento. A pessoa tensa contraí músculos e aperta os dentes, não range…
2. Nem toda pesquisa encontra a associação… Ou seja, não existe “consistência”, que é um dos critérios de Hill para identificar associação causal. Leia sobre associação causal!!
Recentemente a Nélia Medeiros Sampaio, uma profissional comprometida e competente, que tive o prazer de orientar no Doutorado, publicou o resultado de uma pesquisa onde investigamos estresse e BS em 246 indivíduos: crianças e suas mães. A avaliação psicológica foi feita por um psicólogo, especialista e professor universitário na área.
Resumidamente, o que encontramos?
- Aumento na chance de ocorrência de BS nas crianças foi observado quando as mães tb apresentavam (olha a genética aí!!!! 🙂 )
- Stress psicológico não estabeleceu associação significante com BS, nem nas crianças nem nas mães, mesmo quando o instrumento de diagnóstico identificou níveis aumentados de stress.
- Estresse materno, como um possível fator ambiental, não influenciou na ocorrência de BS na criança.
-
Assim, os achados desse estudo dão uma dica… Vamos sair da caixinha? Que tal procurar também causas orgânicas nos nossos pacientes ao invés de focar a atenção apenas no aspecto psicológico? Obviamente é extremamente importante prestar atenção nos aspectos psicológicos, como eu já disse aqui no post anterior. Mas não fazendo a associação imediata e sem investigar outros fatores etiológicos presentes! Quer ler o post anterior? Olha aí o hiperlink: O comportamento da criança sob o olhar cuidadoso do Odontopediatra…
Quer ler o artigo completo? Ele está disponível na íntegra no site da Sleep Science: Sampaio NM, Oliveira MC, Andrade AC, Santos LB, Sampaio M, Ortega AL. Relationship between stress and sleep bruxism in children and their mothers: A case control study . Sleep Sci. 2018;11(4):239-244.
Quer saber mais sobre outros fatores associados? Procure o capítulo de bruxismo do sono no penúltimo livro da Profa. Salete Nahás… Odontologia na primeira infância. Ou no Anuário 2, coordenado pelo Prof. Imparato . 😉
Qualquer hora eu falo um pouco sobre bruxismo da vigília aqui… Esse sim parece estar bem associado com estresse e ansiedade..
E os trabalhos seguem na rotina, enchendo a minha agenda de eventos e cursos bacanas, que me dão a oportunidade de conhecer pessoas bacanas e aprender muito com os colegas.
Na verdade, a bola da vez na minha agenda é o Congresso da SBDOF agora em abril. Estou na organização junto com a Liete Zwir, Juliana Stuginski Barbosa, Daniela Godoi Gonçalves e Rodrigo Teixeira. Pensa num grupo de wts que não para… A Prix é a empresa organizadora. A grade está fantástica!!! Vamos nos encontrar e estudar DTM e Dor Orofacial? Clique aqui!
A propósito, nos veremos no Congresso Brasileiro de Odontopediatria em Maceió? Eu vou!!!! Espero encontrar todo mundo lá! Corre que as vagas irão se esgotar! 😉 Clique aqui!
Bem, mais uma vez, pela publicação, querida Nélia!! Vc é uma pessoa admirável. É sempre uma alegria e um prazer enorme trabalhar com vc. Obg pela parceria!
Uauuuu!! Muito obrigada!! Realmente precisamos sair da caixinha!! Esclarecedor sua postagem. ..qual seu insta? Gostaria de seguir lá! Abraço!!
CurtirCurtir
Oi Cristina! Que eu agradeço sua gentileza!! Meu insta é @odontopediatria_em_evidencia . Espero vc lá! Abçs! 🙂
CurtirCurtir
Excelente postagem.
CurtirCurtir
Olá Adriana, queria saber se tem o artigo em português, abraço. Parabéns!!!
CurtirCurtir
Olá Stairem, Infelizmente não tenho versão em português… 😦 Vou ficar devendo… Obg pela atenção e gentileza com meu trabalho. Gd abç!!
CurtirCurtir
Que pena, queria muito ler, mas muito obrigada pela atenção. Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amiga e co autora do capítulo de Bruxismo do meu 2º livro, sua colocação entre estresse e BS foi como sempre brilhante! Parabéns….
CurtirCurtir
Muito obg pelo incentivo e parceria de sempre, Tanus! É uma honra participar do seu livro. Um gd abç!!
CurtirCurtir
Dri seus artigos e trabalho ajudam a me tornar uma profissional melhor. Obrigada . Um bj
CurtirCurtir
Muito obg, Mi… Fico feliz em saber que vc gosta. Estamos todos juntos, evoluindo nesse caminho do estudo. Bj gd!
CurtirCurtir