E novamente tivemos informações equivocadas sobre Odontologia divulgada em revista voltada p o público leigo… 😦
A nossa Associação Brasileira de Odontopediatria rapidamente se posicionou e emitiu nota em redes sociais – vide texto abaixo. Recentemente foi criado na ABO o “Departamento de Odontologia para Gestantes, Puérperas e Neonatos”, que está sob a responsabilidade dos Professores Sandra Echeverria, Flavia Konishi e Gabriel Politano. Trio super atuante nessa área! A propósito, vc é sócio da ABO? Eu sou!! 😀
Entendo que deva ser difícil para o jornalista identificar profissionais de outra área, no caso a da saúde, que tenha expertise no assunto que eles abordam. Mas vejo tantas informações questionáveis nas matérias… O que nos cabe, colegas? Estudar e procurar as informações mais confiáveis. Educar pacientes faz parte do nosso trabalho. Bato muito nessa tecla!! De um em um? De um em um! E sem esmorecer!!! #trabalhodeformiguinha 😀
Portanto, vamos divulgar os esclarecimentos da ABO!
Veja a reportagem em: http://danielalemes.com.br/…/duvidas-sobre-gravidez-claudi…/
Resposta da ABO sobre a matéria:
“O Departamento de Odontologia para gestantes, puérperas e neonatos da ABO gostaria de se posicionar de forma veemente naquilo que considera um dos maiores motivos para o receio de algumas gestantes com o dentista: a falta de cuidado nas publicações sobre o assunto. Tivemos acesso a publicação da revista “Claudi…a Filhos” onde pudemos constatar a falta de um profissional competente para emitir opinião sobre um assunto tão específico como a saúde bucal na gestação. Em resumo, e corrigindo a publicação de forma científica, pode-se garantir que:
1 – Toda gestante não só pode como deve visitar o dentista.
2 – Toda gestante deve realizar todos os tratamentos que envolvam infecções, como o referido tratamento de canal.
3 – o anestésico local que apresenta eficiência deve conter vasoconstritor.
4- poucas gestantes, com doenças muito específicas, devem evitar o uso do vasoconstritor para o tratamento odontológico. Essa decisão só será tomada após anamnese específica.
5 – o efeito do vasoconstritor à distância é mínimo e calculado, de modo que não interfere na saúde da gestante saudável, nem do feto, nem estimula contrações uterinas. A epinefrina 1:100.000 é a primeira opção para as gestantes saudáveis.
6 – Deve-se continuar abordando o assunto em revistas afins, mas com suporte profissional adequado.”
Mudando de assunto…
Ontem tivemos com colegas na sexta edição do curso: DTM, Bruxismo e Evidências Científicas em Odontopediatria, na Fundecto – Fousp. Gente de muitos locais e até de outros estados que vieram especialmente para o curso. Muito legal… Obrigada pessoal!!! Foi ótimo estar com todos vocês!!
O próximo aqui em São Paulo será em outubro. Breve darei mais detalhes 😉
Até a próxima e #vamoquevamo!!! 😀

Gostei da informação..
CurtirCurtir
Fico feliz que tenha gostado, Elizangela! Um gd abç!
CurtirCurtir