Será que o leite materno provoca mesmo aquele “estrago” que a gente costuma ver na clínica? As crianças chegam com várias lesões ativas e também com a história de que mamam no peito muitas vezes. Podemos dizer que o leite do peito é culpado por tudo?
A informação mais recente sobre o assunto (saindo do forno!!) está no Caries Research e vem de uma pesquisa de Neves et al. que analisaram biofilmes de crianças com e sem cárie de acometimento precoce (antigas “cárie rampante, cárie de mamadeira”). Os autores verificaram que o biofilme das crianças amamentadas exclusivamente no peito não provocavam queda no pH…. Opa! Uma informação muito importante!
Entretanto, um outro estudo aponta para o lado contrário. Um estudo de coorte, publicado por Chafee et al., associaram o aleitamento materno com cárie…
E agora? O que levar para a nossa clínica? Aconselho uma anamnese muito cuidadosa!!! Será que o aleitamento por si só é o vilão? Será que essa criança não está sujeita à outros fatores associados?
Individualizar a abordagem educativa/preventiva parece ser o mais prudente…
OK! Então vamos ampliar a anamnese sem esbarrar na história de que a criança “mama no peito” e não procurar mais as causas da doença. Buscar os verdadeiros vilões da cárie em cada paciente. Talvez essa também seja um caminho para o controle da doença sem precisar privar a criança e a mãe de momentos importantes…
Alhos por bugalhos 1…
Na semana passada estive no Congresso Odontológico de Bauru para falar sobre evidências científicas atuais no uso da Toxina Botulínica. Agradeço o convite que recebi da USP- Bauru e mais ainda pela hospitalidade e acolhimento… Estar como convidada em uma das mais conceituadas Universidades é realmente um privilégio.. 😀
Obrigada Estevam Bonfante (coordenador científico) pelo convite e organização que foi impecável! Parabéns para todos os colegas envolvidos pelo brilhante evento!!
Alhos por bugalhos 2…
Preparando e atualizando a aula para o curso da semana que vem!!! Peguei alguns artigos para discutir… DTM e bruxismo em crianças. Eu e o Fausto Mendes na Fundecto ! 😀
Dra Adriana admiro demais seu trabalho e gostaria se possível obter informações por onde estudar sobre os fatos mais modernos em cariologia . Obg deus abençoe
CurtirCurtir
Olá Erika, muito obrigada pela sua gentileza e atenção. No livro dos professores Fejerskov & Kidd vc encontrará muita informação mas certamente os pesquisadores brasileiros dessa área não ficam devendo nada e tb publicam excelentes trabalhos! Consulte o site da Pubmed e lá vc terá um mundo de informações… Bom estudo e gd abç!! http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/
CurtirCurtir