Tudo leva a crer que não. Vamos parar de dizer que é bruxismo na infância é fisiológico e deixar para lá sem se aprofundar muito no assunto! Bruxismo na infância pode ser entendido como sinalizador de que algo pode estar errado com o bem estar da criança e o Odontopediatra precisa investigar.
Obstruções de vias aéreas, por exemplo, devem ser investigadas visto que várias pesquisas identificaram essa associação. Se quiser estudar esse tema, o artigo da Grechi et al é um bom começo. Essa condição estabelece associação com bruxismo e apresenta clara plausibilidade biológica.
Ops… “Plausibilidade biológica”: é preciso estudar esse conceito… 😉

A anamnese da criança com bruxismo precisa ser direcionada para contemplar todas as situações clínicas que estabelecem relação causal com o ranger de dentes durante o sono. Procurem estudar quais as situações estabelecem associação com esse tipo de bruxismo. Sugiro a leitura do nosso capítulo: Ortega, AOL, Zwir L, Guimarães AS. Bruxismo em Odontopediatria. In: José Carlos Pettorossi Imparato. (Org.). Anuário Odontopediatria Clínica: Integrada e Atual. 1ed.Nova Odessa SP: Editora Napoleão LTDA, 2015, v. 2, p. 128-133.
“Mas e na troca de dentição?” Esquece! Não vamos procurar nos dentes a causa do bruxismo porque o bruxismo é de etiologia central e não periférica (repitam esse mantra… rsrs).
A leitura do artigo “clássico” do Prof Frank Lobbezoo é bastante recomendada => clique aqui
E por falar em bruxismo na infância… Profa Júnia Serra-Negra, da UFMG e que tb adora estudar bruxismo, me convidou para fazer parte da banca da tese de Doutorado da sua orientada Lívia Fulgêncio. Já falei aqui da outra banca que participei a convite dela. O título da tese da Lívia: “Bruxismo do sono, bullying verbal e satisfação de vida em adolescentes brasileiros”. Um show de pesquisa!! Vamos aguardar os artigos da super equipe mineira. 😀 Parabéns para todos!!!.

A propósito, essa associação bruxismo X estresse também merece muito estudo: não parece ser tão simples assim afirmar que a criança range os dentes dormindo pq está estressada…
Bruxismo… Esse assunto é um dos meus favoritos e foi tema da minha tese de Doutorado… Meu e da Juliana Stuginsky- Barbosa, minha bruxpartner no projeto Dia do Bruxismo (www.diadobruxismo.com). 😀
E vamos estudar!!!

Excelente post! Obrigada por dividir seus conhecimentos e as fontes deles com os colegas!
CurtirCurtir
Eu que agradeço sua gentileza, Cintia! Fico feliz por ter gostado 😉 abç
CurtirCurtir
Muito legal seu texto. Coloquial e super acessível! Parabéns! Conhece o Capítulo: Bruxismo e alívio do estresse do Sadao Sato e conpanheiros?
CurtirCurtir
Olá João! Infelizmente ainda não o li. Qual a referência do livro?
Agradeço sua atenção!! Abç
CurtirCurtir
Professora Adriana Ortega, me sinto extremamente honrada em ser mencionada neste blog. Obrigada por todo conhecimento que nos passa. Você é demais! Tem uma fã, eu! Parabéns pelo post!
CurtirCurtir
Querida Lívia, eu que fiquei muito honrada por participar desse momento único da sua vida.Mais uma vez parabéns para vocês pelo excelente trabalho!!
Bj gd!! :*
CurtirCurtir
Parabéns Adriana pelo Blog…..show!!!
CurtirCurtir
Muitooo Obg Dani!!! Vc é uma pessoa muito gentil… Adorei te conhecer. Bj gd!
CurtirCurtir
Professora Dri… O curso mal começou e já sinto o reflexo em mim da sua paixão e vontade de estudar. Espero que seja apenas o início de uma linda jornada “Odontopediátrica”. Já estou seguindo o Blog! Adorei! #OdontoPediatriaEmEvidência… Um gd Bjo!
CurtirCurtir
Coisa boa ler isso, Anny!! Então vamos juntas nesse caminho de aprendizado constante pq ele é mesmo apaixonante…
Muito obg pelo seu carinho e gentileza… Bj gd!
CurtirCurtir