Vamos conversar sobre alguns conceitos que ainda são falados quando ao assunto é bruxismo do sono? Minha lista de crenças sobre o assunto é enorme! Mas hoje vamos focar em apenas alguns tópicos para entender um pouco sobre a crença (ainda vigente!!) de que dentes desempenham papel importante na origem do bruxismo…
- Bruxismo do sono está relacionado com troca de dentes? Não!
– Isso é uma crença que se perpetuou e por isso fica a impressão para muitos que o bruxismo ocorre nessa fase.
– Não existe nenhum embasamento para isso!
– O bruxismo do sono se inicia por um comando de sistema nervoso central e os dentes não participam em nenhum momento da fisiopatologia!
Que tal ler esse artigo aqui => clique aqui e aqui nessa revisão do Prof Lavigne e cols.
- Aparelhos ortopédicos, ortodônticos e/ou ajustes oclusais são condutas válidas para bruxismo? Não!
– Vamos seguir o raciocínio da fisiopatologia?
– A origem é… Central!!! OK! Isso está bem sedimentado por pesquisas sérias!
– Então, pq utilizar técnicas de alteração da oclusão (ortodontia e/ou ortopedia) nesses casos? Não faz o menor sentido.
– O contato dentário é o final de toda cadeia do processo de bruxismo do sono.
Vamos ler mais sobre o assunto? clique aqui e aqui também 😉
- Atenção para os outros fatores causais!
– Outros fatores têm sido mais estudados e entendidos como causal no caso de bruxismo do sono.
– Eu já abordei essa questão aqui anteriormente e acho que precisamos estudar sempre para avaliar o paciente sem esquecer desses aspectos. Não viu o post? Vou deixar aqui p vcs… Bruxismo do sono é fisiológico na infância? Será?
- Então… O que fazer com meu paciente??
Ai… essa pergunta me deixa um pouquinho incomodada… Como eu posso responder isso rapidamente em conversa informal, via mensagens, etc? Impossível!!
– Não passo receita de bolo pq não existe nesses casos. Precisamos avaliar cada paciente. Querer que eu diga em poucas palavras (as vezes por mensagem!! :O ) como tratar uma criança com bruxismo é subestimar a importância dessa condição tão complexa!Sugiro leituras… Leiam, estudem e entendam o que é antes querer saber o que fazer. Sempre deixo links nos textos para o aprofundamento no assunto!
– Certamente os pacientes percebem a diferença quando que estão diante de um profissional que sabe o que faz e outro que é um mecânico e que faz sem entender…
Uma dica bacana: O capítulo sobre bruxismo que está no último livro organizado pela Professora Salete Nahás. ❤ 🙂
– No fim do capítulo vcs encontrarão ainda mais material de estudo nas referências de artigos, que são bem recentes.
Fico muito grata pelo convite da Prô Salete e pela parceria de três colegas e amigos queridos: Liete Zwir, Juliana Stuginski-Barbosa e Antônio Sérgio Guimarães. 😀 . Três feras!!! 😉Então é isso: estudar, aprofundar no assunto para depois atender de forma adequada! Bj gd p todos e até a próxima!! 😉
Sou fã dela… quero ser igual quando crescer… #eutietoprofessores
Professora adoro seus posts. Não consigo acesso aos textos completosindicados do pub med. Não consigo me associar. Como faço? Gostaria muito de me aprofundar neste assunto.
CurtirCurtir
Oi Manuella! Coloque nos artigos relacionados e selecione os “open access” . Assim que tiver tempo, vou ver se consigo selecionar alguns para deixar aqui p vcs, ok?
Obg pelo seu carinho!!! Bjao
CurtirCurtir
OI Manuella, td bem? Os textos na íntegra normalmente são disponibilizados em bibliotecas de faculdades ou comprando. Depois vejo se coloco para vcs aqui algumas referências que disponibilizem o arquivo completo gratuito. Obg pelo carinho! bjss
CurtirCurtir
Excelente matéria 👏👏👏 Parabéns amiga querida Adriana, profissional competente q eu admito muito . Bjus
Lucia Coutinho Odontopediatra
>
CurtirCurtir
Obg pela atenção e gentileza de sempre, Lúcia!! Um gd abç!! 😉
CurtirCurtir
Obrigado Professora Adriana! Show, como sempre. Um grande abraco.
CurtirCurtir
Obrigada pela gentileza, querido Alfredo!! Um grande abç p vc tb!!!
CurtirCurtir
Parabéns
Muito esclarecedor.
Vamos quebrar estes mitos sem embasamento científico algum.
Sou muito sua fã e da Professora Maria Salete também.
Sucesso !!!!!
CurtirCurtir
Olá Érika! Fico feliz que tenha gostado do texto. Obrigada pelo contato e pela sua gentileza! E que o sucesso venha para todos nós!! Bjao :*
CurtirCurtir
Venho “tratando” e acompanhando o bruxismo adulto há muitos e muitos anos
Gostaria de acompanhar o trabalho de vocês e se têm alguma pesquisa comparativa entre eles e diferenças
CurtirCurtir
Olá Eliane, do ponto de vista epidemiológico tem diferença em relação à frequência mas as diferenças entre o padrão e a fisiopatologia precisam ser mais investigados.
Obg pela atenção!! Abç
CurtirCurtir
Ola ! Sou acadêmica de odontologia, seu texto foi muito esclarecedor , minha monografia gira em torno do tema “Bruxismo na Infancia” . Como poderia opter mas informacões sobre o assunto ? Obrigado pela atencão.
CurtirCurtir
Olá Glenda! Procure nas bases de pesquisa como Google acadêmico ou http://www.pubmed.com . Mas sugiro que também converse com seu orientador para que ele (ou ela… rs) possa indicar outras fontes de pesquisa.
E que ótimo tema vc escolheu!!! Obg pelo contato! bjs
CurtirCurtir
Olá,tudo bem? Eu tenho muito sucesso nos casos de bruxismo, utilizando – Pistas Diretas Planas. NA MAIORIA DAS VEZES existe uma mastigação viciosa unilateral, e apenas “levantando” um pouco (até só com selante), o lado que mastiga menos, a criança já pára de ranger. É a aplicação da Lei de Planas: SEMPRE MASTIGAMOS MAIS DO LADO QUE ENCOSTA PRIMEIRO!!
CurtirCurtir
Olá Leomar! Primeiramente obg pelo comentário! 🙂 Acredito que sua percepção clínica seja exatamente essa pq vc aprendeu assim. Isso se chama de “viés de confirmação” mas a associação entre bruxismo e oclusão caiu por terra há algum tempo. Vou deixar um link aqui de um texto que escrevi há algum tempo mas continua válido.
Em breve vou fazer outro com o mesmo tema. 😉
Obg mais uma vez pela atenção!!
gd abç! 🙂
https://adrianaliraortega.com/2016/03/20/correcao-oclusal-para-tratar-bruxismo-do-sono-nao/
CurtirCurtir