Bruxismo do sono e criança estressada. Essa dobradinha está sempre presente?

Será que a associação causal entre estresse e bruxismo do sono (BS) é direta e sempre frequente? É muuuitooooo comum ouvir mães e colegas sempre justificando a presença do BS porque a criança tem ou está com algum foco de estresse: trocou de escola, os pais brigaram, nasceu um irmãozinho, o peixinho morreu e por aí vai… Mas sem dúvidas, é muito fácil achar um foco de ansiedade em qqr pessoa, inclusive em crianças! Procura que acha. 

dtm-child-1

Bem, apesar da associação estar bem descrita na literatura, algumas considerações podem ser feitas. Vamos lá:

1.       A associação é causal? Poderíamos encontrar uma justificativa biológica no movimento mandibular durante o sono frente a presença de um fator estressante ou ainda, uma personalidade ansiosa? Não vejo “motivo”… :/  BS pode ser justificado na presença de refluxo ou na diminuição do fluxo de ar, pq nesses casos o movimento mandibular tem função. No caso de ansiedade e estresse não existe função para o movimento. A pessoa tensa contraí músculos e aperta os dentes, não range… 

2.       Nem toda pesquisa encontra a associação… Ou seja, não existe “consistência”, que é um dos critérios de Hill para identificar associação causal. Leia sobre associação causal!!

Recentemente a Nélia Medeiros Sampaio, uma profissional comprometida e competente,  que tive o prazer de orientar no Doutorado, publicou o resultado de uma pesquisa onde investigamos estresse e BS em 246 indivíduos: crianças e suas mães. A avaliação psicológica foi feita por um psicólogo, especialista e professor universitário na área.

Resumidamente, o que encontramos?

  • Aumento na chance de ocorrência de BS nas crianças foi observado quando as mães tb apresentavam (olha a genética aí!!!! 🙂 )
  • Stress psicológico não estabeleceu associação significante com BS, nem nas crianças nem nas mães, mesmo quando o instrumento de diagnóstico identificou níveis aumentados de stress.
  • Estresse materno, como um possível fator ambiental, não influenciou na ocorrência de BS na criança.
  • criança cobrindo rosto

Assim, os achados desse estudo dão uma dica…  Vamos sair da caixinha? Que tal procurar também causas orgânicas nos nossos pacientes ao invés de focar a atenção apenas no aspecto psicológico? Obviamente é extremamente importante prestar atenção nos aspectos psicológicos, como eu já disse aqui no post anterior. Mas não fazendo a associação imediata e sem investigar outros fatores etiológicos presentes! Quer ler o post anterior? Olha aí o hiperlink:  O comportamento da criança sob o olhar cuidadoso do Odontopediatra…

Quer ler o artigo completo? Ele está disponível na íntegra no site da Sleep Science: Sampaio NM, Oliveira MC, Andrade AC, Santos LB, Sampaio M, Ortega AL. Relationship between stress and sleep bruxism in children and their mothers: A case control study . Sleep Sci. 2018;11(4):239-244.

artigo nélia

Quer saber mais sobre outros fatores associados? Procure o capítulo de bruxismo do sono no penúltimo livro da Profa. Salete Nahás… Odontologia na primeira infância. Ou no Anuário 2, coordenado pelo Prof. Imparato . 😉
Qualquer hora eu falo um pouco sobre bruxismo da vigília aqui… Esse sim parece estar bem associado com estresse e ansiedade..

E os trabalhos seguem na rotina, enchendo a minha agenda de eventos e cursos bacanas, que me dão a oportunidade de conhecer pessoas bacanas e aprender muito com os colegas.

Na verdade, a bola da vez na minha agenda é o Congresso da SBDOF agora em abril. Estou na organização junto com a Liete Zwir, Juliana Stuginski Barbosa, Daniela Godoi Gonçalves e Rodrigo Teixeira. Pensa num grupo de wts que não para… A Prix é a empresa organizadora. A grade está fantástica!!! Vamos nos encontrar e estudar DTM e Dor Orofacial? Clique aqui! 

A propósito, nos veremos no Congresso Brasileiro de Odontopediatria em Maceió? Eu vou!!!! Espero encontrar todo mundo lá! Corre que as vagas irão se esgotar! 😉 Clique aqui!


defesa nélia
Postagens no dia da defesa da Tese da Nélia. E aguardem: muito mais informações virão por aí… 😉 

Bem, mais uma vez,  pela publicação, querida Nélia!! Vc é uma pessoa admirável. É sempre uma alegria e um prazer enorme trabalhar com vc. Obg pela parceria!

10 comentários sobre “Bruxismo do sono e criança estressada. Essa dobradinha está sempre presente?

Deixe um comentário